//Gig Economy e os nómadas digitais

Gig Economy e os nómadas digitais

Gig Economy e os nómadas digitais

A mudança em curso na economia mundial, com a crescente digitalização dos empregos, tem levado a reestruturações que têm liberto uma multidão de trabalhadores muito qualificados para novas formas de trabalho.

Estes trabalhadores, juntamente com os Millennials que chegam agora ao mercado de trabalho, são a base da gig economy e dos nómadas digitais de que falamos neste artigo.

A existência desta mão de obra muito qualificado e exível, constitue uma oportunidade para as empresas, pois permite-lhe o acesso a especialistas que normalmente não poderiam empregar numa base permanente.

Constitue também um factor de exibilidade empresarial, muito importante quando o crescimento económico, pelo menos no mundo Ocidental e em Portugal em particular, parece ter estagnado em valores permanentemente baixos.

 Apesar de existirem ainda zonas cinzentas na forma como algumas empresas utilizam estes trabalhadores, fazendo deles empregados quase permanentes, mas sem os direitos sociais destes, criando na realidade um “dumping” social, a dinâmica das relações de trabalho irá acabar por clarificar estas situações (ver artigo na última página).

Um trabalhador pode agora vender os seus serviços a qualquer cliente no mundo, através da internet, sem sair de casa

Para os trabalhadores independentes da gig economy, esta representa um desafio, pois têm de se vender a uma série
de clientes o que aumenta o risco da sua actividade, mas por outro lado, representa a oportunidade de encontrar empregadores em qualquer lugar do mundo (nos trabalhos digitais), equilibrar melhor a vida profissional e familiar, e mesmo viajar pelo planeta, se for essa a sua preferência.

Estamos no início deste movimento social e existem ainda áreas de clarificação, mas representa uma oportunidade para empregadores e trabalhadores se for bem utilizada.

By | 2017-11-29T12:29:13+00:00 November 23rd, 2016|Estilo de vida|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment